Olá , seja bem-vindo.

Notícias

Partido Liberal
Deputado estadual Anderson Moraes (PL-RJ)

Deputado estadual Anderson Moraes (PL-RJ)

Projeto liberal obriga operadoras de celular a cancelar planos através de aplicativos no RJ

Rio de Janeiro – Operadoras de celular podem ser obrigadas a fornecer em seus aplicativos a possibilidade de cancelamento de contratos ou troca de planos de serviços. É o que prevê o Projeto de Lei 5.141/20, do deputado Anderson Moraes (PL-RJ), aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na última quarta-feira, 29.

A medida ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário.

O projeto prevê ainda que, após a confirmação do pedido, o consumidor deve ser informado dos custos adicionais ou reduzidos com a troca dos planos, assim como os serviços que deixarão de ser prestados após o cancelamento. Em ambos os casos, fica garantido o ressarcimento ou bônus dos valores que foram pagos antecipadamente.

O descumprimento da medida pode gerar multa diária de cerca de R$ 4 mil (1 mil UFIR-RJ), destinada para o Fundo Estadual de Apoio ao Programa de Proteção ao Consumidor (Feprocon). Caso a medida entre em vigor, as empresas terão um prazo de 180 dias para adequação.

“Propus este projeto de lei para corrigir o problema e melhorar a prestação do serviço, por se tratar de prática abusiva a ausência ou restrição de ferramentas para que o consumidor se retire de um serviço que não deseja e que causa enormes transtornos à população do estado”, justificou o autor.

Fonte: https://www.alerj.rj.gov.br/Visualizar/Noticia/53871

Leia mais

Presidente Jair Bolsonaro (PL)

Bolsonaro destaca decreto que atualiza regulamentação do Programa Bolsa Atleta

Senador Carlos Portinho (PL-RJ)

Aprovado relatório de Portinho do marco legal para exploração da energia gerada em alto-mar

Deputado federal Coronel Tadeu (PL-SP)

Projeto de Coronel Tadeu amplia conceito de guarda parental para incluir o dever de cuidado