01/06/2022
BrasÃlia – O senador Wellington Fagundes (PL-MT) foi considerado o melhor senador de Mato Grosso pelo site Ranking dos PolÃticos, que tem como critérios de pontuação o desempenho dos parlamentares em questões como antiprivilégios, antidesperdÃcio e anticorrupção (que inclui não responder a processos na Justiça), presença em sessões do Senado Federal e performance na utilização de verbas a que os senadores têm direito.
No ranking geral, o senador aparece com 7,26 pontos e chega a 8,67 quando se trata de votar questões sociais como, por exemplo, o combate ao desperdÃcio de alimentos e a doação de excedentes de refeições prontas para o consumo e a facilitação de crédito para pequenas empresas.
O senador também tem bom desempenho quando se trata de utilização de verbas, como a cota parlamentar, chegando a economizar 37% do total a que teria direito.
Além disso, o site aponta o fato de o senador não responder a nenhum processo na Justiça e de comparecer a 140 das 148 sessões realizadas pelo Senado Federal (as oito faltas foram justificadas).
A pontuação dos polÃticos é definida de acordo com informações obtidas em fontes oficiais, como os sites da Câmara dos Deputados, Senado Federal e tribunais.
O senador é autor de projetos muito importantes que passaram a vigorar em todas as áreas da sociedade, como o que deu origem ao Estatuto do Idoso, o que criou a Universidade Federal de Rondonópolis, permitindo também o aumento dos profissionais de medicina nos hospitais universitários; e o que garantiu o pagamento de R$ 6,5 bilhões do FEX (Fundo de Amparo às Exportações) a Mato Grosso.
Foi presidente da Comissão Especial do Pantanal e autor do Estatuto desse bioma. Também foi coautor do projeto de Lei que garante direitos aos monoculares, autor do projeto que assegura continuidade da Lei Aldir Blanc (auxÃlio para o setor da Cultura durante a pandemia), e do projeto que autoriza fábricas veterinárias a produzirem milhões de vacinas contra a COVID-19, aprovado em tempo recorde (este último na condição de relator da Comissão Temática sobre a COVID 19).
Atualmente, é lÃder do Bloco Parlamentar Vanguarda – formado pelo DEM-PSC-PL; já relatou o Orçamento nas áreas da Educação (2022), Mulher e Direitos Humanos (2021), Defesa e Justiça (2020), entre outras. Foi presidente da Comissão Senado do Futuro; Vice-presidente da Comissão de Infraestrutura e preside a Frente Parlamentar de LogÃstica e Infraestrutura (Frenlogi). Municipalista, é também vice-presidente de Frente Parlamentar de Defesa dos MunicÃpios.
Wellington já foi considerado, por diversos rankings polÃticos, um parlamentar de excelência. Recebeu o troféu Bom Parlamentar (site Ranking dos PolÃticos); e por três vezes foi considerado um dos “Cabeças do Congresso Nacional” (DIAP).