01/07/2022
Brasília – A Câmara Federal analisa o Projeto de Lei PL 530/2022, de autoria do deputado professor Alcides (PL-GO), que determina a inclusão do ensino da robótica nos currículos do ensino fundamental e médio. A proposta altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
A robótica é a ciência que estuda a tecnologia de construção de robôs, envolvendo engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia eletrônica e engenharia da computação. “A ciência traz grande impacto na sociedade por trazer inovações em diversos setores, seja por extinguir postos de trabalho, seja por criar outros. Está presente na medicina, na indústria automobilística, no uso doméstico e na forma de nos relacionarmos socialmente”, defende o autor na justificativa do projeto.
Para professor Alcides, a temática pode ser ainda um poderoso instrumento pedagógico, pois, além de atrair a atenção e o interesse dos alunos, funciona como ferramenta educativa, pois proporciona benefícios para a aprendizagem tais como melhoria do raciocínio e da criatividade, além de ensinar tecnologia de forma positiva e produtiva.
“A inclusão da robótica no ensino fundamental e médio é tendência e poderá desenvolver habilidades fundamentais na vida acadêmica e profissional. Em resumo, a robótica propicia capacidade de trabalho em equipe; desenvolvimento do raciocínio lógico; conciliação entre teoria e prática; elaboração de pesquisa científica e estímulo a organização, criatividade e autonomia”, complementa o parlamentar.
A matéria aguarda designação de relatoria, e precisa ser votada pelo Plenário da Câmara dos Deputados.