Pedro Ortaça recebe a visita do deputado Paparico Bacchi em São Luiz Gonzaga
26/07/2022
Rio Grande do Sul – A valorização e o fortalecimento dos músicos tradicionalistas do Rio Grande Sul têm pautado ações legislativas do deputado estadual Paparico Bacchi (PL-RS), autor do Projeto de Lei Pedro Ortaça.
Na última semana, em São Luiz Gonzaga, o parlamentar aproveitou o roteiro de trabalho na região Missioneira para visitar o músico Pedro Ortaça – único dos Quatro Troncos Missioneiros ainda vivo que continua a ser base e esteio da cultura regionalista.
Pedro Ortaça, que completou 80 anos de idade em junho de 2022, é autor da sugestão estruturada no Projeto de Lei 145/2020 – “batizado” com o seu nome. A proposta apresentada pelo deputado Paparico Bacchi – líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – busca a valorização da produção musical gaúcha com a efetiva implementação de política pública direcionada ao segmento tradicionalista, estabelecendo de forma obrigatória a contratação de cantores, instrumentistas, bandas ou conjuntos musicais locais na abertura de shows ou eventos musicais realizados com patrocínio de recursos públicos.
“São Luiz Gonzaga é o berço de muitos artistas, especialmente do amigo Pedro Ortaça, inspirador de uma das mais importantes iniciativas parlamentares que apresentei na Assembleia Legislativa. Sou historiador e desde o período que fui prefeito de São João Urtiga, entre 2009 e 2016, sempre incentivei os projetos e ações que contribuem com o fortalecimento da cultura gaúcha. Seguirei com atenção especial o segmento durante o meu mandato como deputado estadual”, afirmou Bacchi durante a visita na casa do Pedro Ortaça.
“Paparico, tenho alegria de receber os amigos nesse galpão que é nosso. É do Rio Grande. Muito obrigado pela visita, boas andanças e bom trabalho em defesa da nossa música e da nossa cultura do Rio Grande do Sul que eu sei que está fazendo com muita vontade e garra, como taura que tu és”, salientou Pedro Ortaça.