Olá , seja bem-vindo.

Notícias

Partido Liberal

Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL)

Jair Bolsonaro sanciona Lei que reconhece a competição Freio de Ouro como manifestação da cultura nacional

Brasília – O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), sancionou na última terça-feira, 5, o Projeto de Lei nº 5.644, de 2019, que reconhece a competição Freio de Ouro como manifestação da cultura nacional.

De acordo com a justificativa do autor, o Freio de Ouro é uma competição realizada no Rio Grande do Sul há cerca de quatro décadas, na qual são demonstradas as habilidades do Cavalo Crioulo e ginete, sendo o principal indicador de aperfeiçoamento e seleção da referida raça, que foi trazida pelos colonizadores espanhóis e, atualmente, é considerada a maior raça de equinos do estado sulista.

As características do cavalo crioulo são conhecidas pela força, agilidade e resistência, com uma boa adaptação ao clima tropical brasileiro.

Atualmente, a competição conta com várias etapas de classificação, sendo que duas delas ocorrem em países internacionais, por onde passam mais de mil animais durante as fases de classificação. Os participantes do evento passam por um conjunto de avaliações que testam a doma, a resistência, a docilidade, a aptidão e a coragem, que demonstram as características e habilidades do cavalo crioulo. A competição é composta pelas etapas da morfologia, que avalia o padrão racial e características como equilíbrio e leveza, e da prova funcional que analisa o desempenho do animal nas lidas do campo.

Após quatro séculos de adaptação da América do Sul, os cavalos crioulos possuem hoje características que suportam tanto o calor quanto o intenso frio, bem como apresentam musculatura consistente e estrutura óssea compacta. Em vista disso, a utilização dessa raça é muito frequente nos trabalhos relativos à lida com o gado em todo o País. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), há mais de 460 mil animais registrados por todo o território brasileiro.

Além disso, a raça é também utilizada para o esporte equestre, como companheira de montaria e, atualmente, é de grande importância para o agronegócio brasileiro. Ainda, de acordo com a Lei estadual nº 11.826, de 26 de agosto de 2002, o cavalo crioulo foi reconhecido como o animal símbolo do Rio Grande do Sul.

A sanção da lei fortalece a tradição gaúcha de amor aos cavalos e pela importância desse evento para as comunidades participantes como forma de manifestação da cultura nacional.

Fonte: Secretaria-Geral

Faça uma Doação

Notícias do Presidente

Acompanhe aqui as últimas notícias do Presidente Jair Bolsonaro:

Leia mais

Presidente Bolsonaro em Cerimônia no Rio de Janeiro

Presidente Jair Bolsonaro participa da Marcha para Jesus no RJ

Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL)

Bolsonaro inicia campanha em Juiz de Fora (MG)

Presidente Jair Bolsonaro (PL)

Jair Bolsonaro assina decreto que autoriza atuação das Forças Armadas nas eleições