Olá , seja bem-vindo.

Notícias

Partido Liberal
Governo garante Pagamento antecipado para 112 mil beneficiários do BPC (Foto: Júlio Dutra/ Ministério da Cidadania)

Governo garante Pagamento antecipado para 112 mil beneficiários do BPC (Foto: Júlio Dutra/ Ministério da Cidadania)

Governo Federal garante suporte na área social para municípios alagoanos em situação de emergência

Brasília – Para atender a população atingida pelas fortes chuvas em Alagoas, o governo federal, por meio do Ministério da Cidadania garantiu a antecipação do pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para mais de 112 mil idosos e pessoas com deficiência.

Além disso, os técnicos da pasta estão orientando os gestores municipais sobre o acesso aos recursos do cofinanciamento federal para o Serviço de Proteção em Situação de Calamidades Públicas e de Emergências e fornecendo suporte técnico para o atendimento humanizado das famílias desalojadas ou desabrigadas.

Na última segunda-feira, 4, foi reconhecida a situação de emergência em 15 municípios: Atalaia, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Capela, Limoeiro de Anadia, Murici, Pão de Açúcar, Paulo Jacinto, Santana do Mundaú, São José da Laje, Satuba, Taquarana, União dos Palmares e Viçosa.

As medidas foram comunicadas pelo ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, durante coletiva de imprensa promovida pela Defesa Civil Nacional em Maceió. O beneficiário pode pedir a antecipação de mais uma parcela integral do BPC e o valor será descontado em 86 vezes, com carência de 90 dias para fazer frente às necessidades do momento.

Estavam presentes também o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, a secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia.

Cofinanciamento

No âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o cofinanciamento do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências garante alojamentos provisórios, atenções e compra de insumos básicos para garantir a segurança e o acolhimento das famílias. Os recursos são garantidos por solicitação dos municípios.

As cidades de Barra de Santa Antônio, Igreja Nova, Santa Luzia do Norte e São Miguel do Campo já receberam os recursos do cofinanciamento federal no primeiro episódio de chuvas no último mês de maio. Já foram repassados R$ 500 mil para os municípios.

De forma simplificada, o gestor municipal pode solicitar os recursos por meio do e-mail: acolhimento@cidadania.gov.br. A Secretaria de Assistência Social do município precisa enviar o nome da cidade, o contato de referência, o requerimento e o número de pessoas acolhidas pelo alojamento.

Para prestar apoio aos municípios que estão em situação de emergência , as três esferas governamentais – União, estado e municípios -, estão realizando reuniões com os gestores locais com a missão de garantir o suporte à população que mais precisa, por meio de uma abordagem humanizada.

Além dos trabalhos nos locais atingidos, a coordenação-geral de Serviço de Acolhimento (CGSA/DPSE) está em contato, por meio de telefone ou e-mail, com os municípios que não conseguiram participar das reuniões.

Fonte: Ministério da Cidadania

Leia mais

Presidente Jair Bolsonaro (PL)

Bolsonaro destaca decreto que atualiza regulamentação do Programa Bolsa Atleta

Senador Carlos Portinho (PL-RJ)

Aprovado relatório de Portinho do marco legal para exploração da energia gerada em alto-mar

Deputado federal Coronel Tadeu (PL-SP)

Projeto de Coronel Tadeu amplia conceito de guarda parental para incluir o dever de cuidado