Olá , seja bem-vindo.

Notícias

Partido Liberal
Deputado Luiz Lima (PL-RJ)

Deputado Luiz Lima (PL-RJ)

Comissão aprova relatoria de Luiz Lima que prevê fisioterapeutas em maternidades

Brasília – A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 906/22, que torna obrigatória a presença de fisioterapeuta nas maternidades com pelo menos mil partos realizados por ano. Os profissionais deverão estar disponíveis em tempo integral para assistência às pacientes.

O relator no colegiado, deputado Luiz Lima (PL-RJ), recomendou a aprovação da proposta. “A atuação dos fisioterapeutas poderá favorecer o parto natural, com ganhos inquestionáveis para a saúde da mãe e do bebê, e economia para o Sistema Único de Saúde (SUS), pela redução no tempo de internação pós-parto”, disse o relator.

“A atuação dos fisioterapeutas é crucial quando associada à redução do tempo de trabalho de parto e das complicações no assoalho pélvico, além da diminuição dos custos hospitalares”, afirmou a autora da proposta, deputada Rejane Dias (PT-PI), citando a Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher.

Atualmente, o Ministério da Saúde já exige fisioterapeutas em tempo integral nas unidades de terapia intensiva neonatal, aquelas voltadas para o atendimento hospitalar do recém-nascido grave ou com risco de morte.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

PL-906/2022

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Leia mais

Presidente Jair Bolsonaro (PL)

Bolsonaro destaca decreto que atualiza regulamentação do Programa Bolsa Atleta

Senador Carlos Portinho (PL-RJ)

Aprovado relatório de Portinho do marco legal para exploração da energia gerada em alto-mar

Deputado federal Coronel Tadeu (PL-SP)

Projeto de Coronel Tadeu amplia conceito de guarda parental para incluir o dever de cuidado