Olá , seja bem-vindo.

Notícias

Partido Liberal

Cláudio Castro autoriza utilização de instalações das escolas do RJ por grupos de escoteiros

Rio de Janeiro – A partir de agora, as instalações das escolas estaduais do Rio de Janeiro podem ser utilizadas para atividades de grupos de escoteiros e bandeirantes. A autorização foi assinada pelo governador Cláudio Castro (PL-RJ) na última terça-feira,31, durante cerimônia no Palácio Guanabara.

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) fica responsável por regular as condições de funcionamento desses grupos dentro do espaço da rede de ensino. Uma das exigências é que não haja interferência nas atividades pedagógicas e administrativas das escolas.

– Temos que dignificar esse trabalho de resgate da cidadania, de valorização da família e do ambiente coletivo. Eu não tenho dúvidas de que atividades como o bandeirismo e o escotismo estimulam esses valores, além da ética e da disciplina – destacou o governador Cláudio Castro.

Para o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, as escolas e os alunos só têm a ganhar com a medida.

– Nós reconhecemos a importância dos movimentos dos escoteiros e bandeirantes nas escolas como atividades extracurriculares. Com isso, é proporcionada aos alunos a oportunidade de ampliar o entendimento da cidadania na prática – disse.

O diretor-presidente dos escoteiros do Brasil no Rio de Janeiro, André Fernandes, indicou como o movimento pode contribuir com a Educação.

– Eu acredito na educação como ferramenta de transformação social. No Rio de Janeiro, o escotismo tem 118 unidades espalhadas no estado e mais de cinco mil escoteiros registrados. As famílias precisam dessas atividades que trabalham valores e lideranças – destacou.

Isenção de taxa de água e esgoto para Apaes e Pestalozzis do estado

Também no Palácio Guanabara, foi realizada uma solenidade para ratificar a isenção de taxa de água e esgoto para Apaes e Pestalozzis do estado. Uma instrução normativa da Agenersa, publicada em 13 de maio de 2022, regulariza a isenção desse pagamento para a Sociedade Pestalozzi e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Desta forma, as novas concessionárias de saneamento deverão fazer valer a medida.

– É dever do Estado zelar e cuidar dessas pessoas. Sabemos o quanto a conta de água impacta e é fundamental. Medidas simples para a gente podem ser complexas para pessoas com deficiência. A política da pessoa com deficiência tem que ser transversal para haver justiça social – afirmou o governador Cláudio Castro.

A presidente da Federação Estadual das APAEs do Rio de Janeiro, Elenice Martinet, comemorou a conquista.

– Esse é um momento muito importante para nós. Essa isenção representa muito, é um marco histórico. Agradeço ao governador por ter a sensibilidade de olhar por essa causa tão importante – disse.

Uma lei de 1990 já estabelecia a isenção das taxas para essas organizações, mas com a realização da concessão de saneamento e a chegada das novas concessionárias, foi preciso reafirmar o benefício.

Fonte: https://www.rj.gov.br/noticias/governo-do-estado-autoriza-utilizacao-de-instalacoes-das-escolas-pelos-grupos-de-escoteiros-e-bandeirantes8288

Leia mais

Presidente Jair Bolsonaro (PL)

Presidente e primeira-dama, Michelle Bolsonaro participam da cerimônia de promoção de oficiais das Forças Armadas

Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)

PL de Carla Zambelli classifica como falsidade ideológica alteração indevida em banco de dados públicos

Deputado federal Sanderson (PL-RS)

Sanderson defende medidas trabalhistas para socorrer economia de cidades atingidas por enchentes