FILIAÇÃO ONLINE
   



Esta Matéria não tem vídeo
 Deputado distrital Roosevelt Vilela (PL-DF)
Deputado distrital Roosevelt Vilela (PL-DF)
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Avança proposta

de emenda liberal que visa aprimorar
o sistema de segurança pública do DF


Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Legislativa aprovou no último dia 3, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica (PELO) 38/2021, do deputado Roosevelt Vilela (PL-DF), que altera o artigo 107-A da Lei Orgânica, que propõe definir melhor os objetivos do sistema de segurança pública do DF e as atribuições dos órgãos responsáveis por operacionalizar as ações.

Na redação atual, estão descritos os objetivos, mas não estão especificadas as instituições que devem cumpri-los.

Outra novidade da Proposta é a adoção explícita do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) como objetivo operacionalizado pelas Polícias Militar e Civil do Distrito Federal. O TCO deve ser utilizado para contravenção e crimes de menor potencial ofensivo. A mudança busca dar maior efetividade aos órgãos e ao sistema de segurança pública.

Responsabilidades

A norma estabelece que cabe à Polícia Militar o policiamento ostensivo, a prevenção a infrações, a guarda dos prédios públicos do DF e a fiscalização ambiental, entre outras atribuições. Já a Polícia Civil é responsável pelos procedimentos investigatórios de polícia judiciária como apuração das infrações penais e, entre outros, a fiscalização e notificação ambiental.

O Corpo de Bombeiros Militar do DF, além do tradicional combate a incêndios urbanos e florestais, também deve realizar os procedimentos de proteção da defesa civil, assim como o atendimento pré-hospitalar, além de regulação, normatização e fiscalização da segurança contra incêndio.

Por sua vez, cabe aos agentes de trânsito tanto do Detran/DF quanto do Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal (DER/DF) a segurança e a prevenção de acidentes, assim como executar programas de educação e ações de fiscalização do trânsito no DF. Com a alteração, o DER passa a constar do sistema de segurança pública do DF.

Já a custódia, a ressocialização e a educação de condenados a penas restritivas de liberdade ficam sob responsabilidade da Polícia Penal e do Sistema de Administração Penitenciária do DF. Por fim, a nova redação determina que o Sistema de Defesa Civil do DF deve realizar ações para minimizar riscos de desastres no território do DF.

Outras matérias aprovadas

Além da PELO 38/2021, foram aprovadas pela comissão outras 17 propostas, incluindo a instituição do Dia da Mulher no Cooperativismo, do Dia Municipal do Hoteleiro, Dia do Ultrassonografista e do Dia da Limpeza.

Também foram aprovados o PL 1718/2021, que desobriga clientes a lacrar bolsas, sacolas e mochilas dentro de comércios; o PL 2335/2021, que estabelece normas especiais sobre o orçamento de serviços de desentupimentos e afins, além de dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL), 193/2021 e 85/2019, para concessão de título de cidadão honorário e benemérito.

Fonte: https://www.cl.df.gov.br/-/ccj-aprova-proposta-de-emenda-que-visa-aprimorar-o-sistema-de-seguranca-publica




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

Brasília, 18/01/2022 - PL-TV: Projeto de Altineu Côrtes propõe condições mínimas de trabalho para entregadores de aplicativos Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram