Bolsonaro
participa do lançamento de novos canais de TV voltados para a educação
Brasília - O Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL-RJ) participou do lançamento do Canal Educação e do Canal Libras, do Ministério da Educação, em evento realizado no Palácio do Planalto, na manhã da última terça-feira, 26.
O Canal Educação foi ao ar com uma programação educacional abrangendo temas que vão desde a educação infantil até o ensino superior. O conteúdo já está sendo exibido no espectro da multiprogramação da TV Brasil, canal público gerido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Com o novo canal, o Governo Federal pretende universalizar a educação e elevar a qualidade e a taxa de alfabetização nacional. A iniciativa também é voltada para a capacitação de professores, coordenadores e gestores escolares, além de atender aos anseios dos pais, preocupados com o nivelamento da educação de seus filhos.
Durante o evento, o Presidente Jair Bolsonaro disse que o Brasil precisa ser mais do que exportador de matéria-prima e também produzir material de tecnologia, isso só é feito por meio da educação. Segundo ele, os dois novos canais, em especial o de Libras, vão incluir os estudantes para uma política pública que leva esperança a cada um deles.
Já o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, destacou que os canais são ferramentas para auxiliar professores e gestores da educação no desafio da recuperação da aprendizagem depois de quase dois anos de restrições impostas pela Covid-19. “Serão conteúdos variados, como aulas remotas, dicas de preparação para o Enem, documentários, programas educativos e culturais de qualidade”, disse o ministro.
Para produções, gravações e entrevistas serão utilizados os estúdios da EBC, localizados nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, para a realização de entrevistas, documentários e demais atrações, as equipes da empresa pública de comunicação deverão se deslocar por todo o país.
A exibição dos novos programas é feita por meio da televisão aberta digital em multiprogramação nas capitais onde a TV Brasil possui transmissoras. No Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Luís, no Maranhão, será sintonizado no canal 2.3. Já em São Paulo será no canal 1.3. O Canal Educação também ficará disponível nos pacotes de TV por assinatura e por meio de satélite para escolas com antena parabólica.
Já o Canal Libras será transmitido pela internet, 24 horas por dia, com o objetivo de exibir conteúdo voltado ao sistema nacional de educação, desde a educação infantil até o ensino superior, universalizando o conhecimento e a informação por meio de uma grade especialmente dedicada à comunidade surda. Parte da programação do Canal Libras também será exibida no Canal Educação, em horários pré-definidos.
|


|