Saúde de Guararema (SP)
promove encontro para conscientizar sobre doença vascular cerebral
São Paulo - A Secretaria Municipal de Saúde, de Guararema, cidade administrada pelo prefeito Adriano Leite (PL-SP), em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) e o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, realizou orientações sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Fundo Social de Solidariedade, no último dia 19.
A administração informou que a proposta do encontro foi desenvolver ações sobre os fatores de risco, importância da identificação dos sintomas e do atendimento. O encontro contou com a presença do Diretor do Hospital Luzia de Pinho Melo, Luiz Carlos Viana Barbosa.
O AVC é uma doença cardiovascular que mais mata na região, depois do Infarto. Em 2018, o AVC foi responsável por 2.011 internações e 361 óbitos nas cidades do Alto Tietê. As estatísticas mostram que uma em quatro pessoas, em média, terá um AVC durante a vida. A doença, aliás, é a principal causa de incapacidade neurológica em pacientes.
Segundo a gestão liberal, a primeira etapa do projeto, realizada em 5 de novembro, 60 profissionais de saúde do município, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, Santa Casa, Vigilância em Saúde e Setor Materno Infantil, participaram de uma apresentação com o Dr. Gustavo Bittercourt dos Santos.
A iniciativa contempla várias atividades para conscientizar sobre a doença e estimular hábitos saudáveis e a importância da rápida intervenção médica, reduzindo as estatísticas de mortes e também as sequelas pela doença.
|


|