Esta Matéria não tem vídeo
Vereador Paulo Correa (PL-SP) - autor da lei municipal nº 4.151/2009 que instituiu o feriado da Consciência Negra em Barretos.
Vereador Paulo Correa (PL-SP) - autor da lei municipal nº 4.151/2009 que instituiu o feriado da Consciência Negra em Barretos.
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Artigo vereador Paulo Correa

- Negros são maioria pela primeira vez nas universidades públicas,
porém igualdade racial ainda está distante


Comemorado em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra é dedicado às discussões e à reflexão sobre a igualdade e a importância dos negros na história do país. No Brasil, dos 5.570 municípios apenas 1.300 comemoram a data como feriado.

Apesar de dados ainda revelarem diferenças entre a população negra e a população branca, pela primeira vez no Brasil, o número de estudantes negros e pardos nas universidades públicas passou o de brancos em 2018, 1.14 milhão de estudantes (50.3%), segundo dados da pesquisa “Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD). Dados informam também que nas universidades privadas houve aumento, em razão de programas como Financiamento Estudantil (FIES) e Programa Universidade Para Todos (PROUNI), 46% o equivalente a 2,93 milhões de estudantes.

Na avaliação do IBGE, a melhoria dos índices educacionais é em parte reflexo das políticas públicas, como o sistema de cotas, que em 2016 segundo regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) na Lei de Cotas (lei 12.711/12) estabeleceu que 50% das vagas nas universidades e institutos federais devem atender a critérios de cotas raciais.

Os dados evidenciam conquistas, mas ainda há muitos desafios, os negros ainda sofrem com as marcas deixadas por uma história de 350 anos de escravidão no Brasil e embora correspondam a mais da metade dos habitantes do país (56%), os brasileiros negros são maioria entre os desempregados, recebem menos, têm menor representação parlamentar e são as principais vítimas de homicídios no país, conforme mostra o estudo “Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil”. No mercado de trabalho negro e pardo são 64.2% dos desempregados, o rendimento médio mensal dos declarados brancos (R$ 2.796) é 73.9% superior ao de negros e pardos (R$ 1.608). Os negros e pardos representam 75.2% da população que têm os menores rendimentos. Na questão de saneamento básico, 69.404 milhões de negros e pardos habitam moradias com alguma deficiência no saneamento A população negra tem 2.7% mais chances de ser vítima de assassinato que os brancos, entre 2012 e 2017 foram registradas 255 mil mortes de negros. As diferenças também são notadas na vida parlamentar, 24.4% dos deputados federais são negros e pardos, 28.9% dos estaduais e 42.1% dos vereadores eleitos.

A desigualdade é histórica e estrutural, os dados disponíveis ainda indicam um caminho: é preciso apostar em políticas de ação afirmativa de forma consistente. O dia 20 de novembro serve para repensarmos atitudes de uma sociedade que ainda não aceita a população negra e a superação das ideias ultrajantes de uma organização social que alimenta estereótipos, definidos em um passado que tenta determinar o presente, é condição fundamental da democracia alicerçada na igualdade de direitos.

Vereador Paulo Correa (PL-SP) - autor da lei municipal nº 4.151/2009 que instituiu o feriado da Consciência Negra em Barretos.



Fonte: https://jaboatao.pe.gov.br/portal-de-licenciamento-integrado-do-jaboatao-e-apresentado-no-sinduscon/




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
TV-PR: Tiririca está entre os 10 melhores deputados segundo pesquisa
TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Manual de Prestação de Contas da Campanha eleitoral de 2018
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram